Allan do Carmo e Ana Marcela a um passo do título

Allan do Carmo e Ana Marcela a um passo do título

A seleção brasileira campeã mundial de maratonas aquáticas em 2013 continua com um balanço positivo a caminho das Olimpíadas do Rio em 2016.

O baiano Allan do Carmo venceu no último sábado (09/08) a sexta etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. A prova (10 km) foi realizada no Lac. Megantic, no Canadá. O tempo de Allan foi de 2h22m30, em segundo ficou o australiano George O’brien (2h22m56) e em terceiro o canadense Philippe Guertin (2h22m59).

Os brasileiros Samuel de Bona (2h23m00) e Diogo Villarinho (2h23m13) ficaram com o quarto e o nono lugar, respectivamente. Com o resultado Allan disparou no topo da pontuação geral com 83 pontos, 25 a mais do que o segundo colocado, o alemão Thomas Lurz. Se Allan chegar em oitavo nas próximas etapas (mesmo com Lurz ganhando), ele será campeão do circuito.

Se isso se concretizar será a sua primeira conquista da Copa. Em 2012 e em 2013 o brasileiro ficou com o terceiro lugar. No feminino, a única brasileira na prova, Ana Marcela Cunha venceu pela terceira vez consecutiva, quarta na temporada, e está a um passo de se tornar a campeã do Circuito da Copa do Mundo de Águas Abertas.

A brasileira subiu no pódio todas as etapas nesta temporada. Venceu a prova com 2h28m03, a argentina Celilia Biagioli ficou com a prata (2h29m08) e a americana Emily Brunemann (2h32m56) ficou com o bronze. 

Ana Marcela acumula 114 pontos no geral e já têm o título por antecipação.Conforme diz as regras da FINA, ela precisa apenas participar das duas próximas etapas para se sagrar tricampeã. Sobre essa etapa e sobre a vitória de Allan do Carmo, Ana disse para o site da CBDA: “Ver dois baianos vencendo uma etapa de Mundial é muita alegria. Allan estava batendo na trave fazia um tempo e merecia muito esta vitória. Isso só vem comprovar o trabalho sério que fazemos e reforçar que somos os atuais campeões mundiais por mérito. Toda a equipe está de parabéns”. 

Faltam apenas duas etapas para o final da temporada, as duas acontecem na China, nos dias 12 (Hangzhou) e no dia 18 de outubro (Hong Kong).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.