Balanço: Troféu José Finkel 2014

Troféu José Finkel 2014

O último campeonato de piscina curta antes das Olimpíadas terminou no sábado com um balanço muito positivo para os atletas brasileiros. O Troféu José Finkel que começou na segunda, teve seis dias de duração e foi classificatória para o Mundial de Piscina Curta, que acontece em dezembro no Catar. Ao todo 28 atletas foram convocados para o Mundial, sendo 10 mulheres e 18 homens (maior delegação brasileira apresentada em um Mundial de Curta na história).

Foram 49 recordes atingidos em 24 provas, dentre esses, 11 foram recordes sul-americanos, 10 recordes brasileiros, 28 recordes do campeonato, 12 recorde nacionais argentinos, um recorde nacional do Equador e um recorde nacional da Holanda. Seis dos revezamentos apresentaram índice para o Mundial e quatro provas tiveram o melhor tempo do ranking em 2014.

No último dia de competições César Cielo fez o melhor tempo do mundo nos 100 metros livre com 46seg08, em segundo João de Lucca e Henrique Martins empataram, mas quem ficou com a vaga para o Mundial foi de Lucca que teve melhor índice técnico em outras as provas (47seg33). Na prova feminina Larissa Oliveira nadou em 52seg88 e bateu o recorde brasileiro e sul-americano que durava 5 anos.

A holandesa Frederike Heemskerk do Minas venceu a prova com 52seg34. O revezamento 4x100m livre masculino para o Mundial ficou com Cesar Cielo (46seg08), Henrique Martins (47seg33), João de Lucca (47seg33) e Nicolas Nilo (47seg65). Felipe França, que já havia se destacado nos 100 metros peito, por pouco não bateu seu próprio recorde sul-americano nos 50 metros.

Felipe venceu a prova e garantiu vaga no Mundial com 25seg70. João Gomes Junior também nadou abaixo do índice e vai ao Mundial (26s54). Os destaques ficaram por conta de Etiene Medeiros, que quebrou quatro recordes sul-americanos, Felipe França, Thiago Simon e César Cielo. Os convocados para Doha no Catar são no feminino: Etiene Medeiros, Larissa Oliveira, Jessica Cavalheiro, Manuella Lyrio, Giovanna Diamante, Daynara de Paula, Daiene Dias, Graciele Hermann, Alessandra Marchioro e Ana Carla Carvalho.

No masculino: Thiago Pereira, Thiago Simon, João de Lucca, Nicolas Oliveira, Guilherme Guido, Gustavo Godoy, Fernando Ernesto Santos, Felipe França, Felipe Lima, Marcos Macedo, Nicholas Santos, César Cielo, Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Lucas Salatta, Henrique Rodrigues, Henrique Martins, João Gomes Jr.

O Minas Tênis Clube se tornou decacampeão desse Troféu José Finkel com 1.650 pontos, seguido pelo Sesi (837,50) e depois pelo Pinheiros (735,00).  A dois anos das Olimpíadas, a seleção deve se unir como grupo e se ajudar como uma família, os mais novos devem seguir o que os mais experientes tem a dizer e aprender com isso. “(…) aproveitem a maturidade e a experiência internacional, e que o nosso grupo se fortaleça até as Olimpíadas, para poder concretizar o nosso plano de fazer uma bela campanha em casa – disse Cesar Cielo, para o site da CBDA. E que o trabalho continue para os resultados aparecerem. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.