Final de semana tem Raia Rápida 2014

Final de semana tem Raia Rápida 2014

A terceira edição do Desafio Piraquê Raia Rápida acontece no próximo domingo (14), na piscina do Botafogo, próximo a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O evento que tem um formato diferente reúne quatro equipes e é televisionado ao vivo.

Ano passado Austrália, Brasil, Estados Unidos e França fizeram um duelo emocionante e que reuniu alguns dos melhores velocistas do mundo. A Austrália foi a campeã e o Brasil ficou com a segunda colocação.Este ano os países convidados são: Austrália, Estados Unidos e África do Sul. 

O time de atletas este ano não fica atrás do ano anterior, contam com estrelas  e medalhistas olímpicos e mundiais. A equipe da Austrália é formada por Daniel Arnamnart, único que permanece na equipe do ano passado (nado costas),James Stacey (nado peito), Kurt Herzog (nado livre) e Jayden Hadler (nado borboleta).

Os Estados Unidos vem com um time muito forte que inclui: David Plummer (costas), Mike Alexandrov (peito), Eugene Godsoe (borboleta) e Anthony Ervin (campeão olímpico e mundial). A África do Sul, primeira vez participante do evento, tem Gerhard Zandberg (costas), Cameron Van der Burgh (peito), Giulio Zorzi (borboleta) e Roland Schoeman (livre).

O time brasileiro vem com o campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude Matheus Santana (livre), Guilherme Guido (costas), Felipe França (peito) e Nicholas Santos (borboleta). A competição funciona assim, são 16 atletas, um para cada estilo, sendo 4 nadadores por equipe. Acontece uma disputa entre os quatro nadadores e o último colocado não passa para a próxima fase até restar 2 finalistas.

O vencedor soma 3 pontos para seu país, o segundo colocado 2 pontos e o terceiro 1 ponto. Após as quatros provas realizadas há um intervalo e depois é realizada a prova de revezamento, que dá ao vencedor 6 pontos, ao segundo 4 pontos e ao terceiro 2 pontos. A competição tem apoio da Swim Channel e tem como seu diretor técnico Patrick Winkler (editor chefe da revista e blog).     

As provas esse ano terão, assim como nos anteriores, cobertura da Rede Globo que passará a disputa ao vivo dentro do Esporte Espetacular e terá comentários do medalhista olímpico Gustavo Borges. O Raia Rápida foi criado para divulgar a modalidade e fazer com que disputas desse nível tenham visibilidade, o que já está se tornando, para nossa sorte, realidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.