Balanço: Raia Rápida 2014

Balanço: Raia Rápida 2014

O terceiro Desafio Piraquê Raia Rápida não poderia ter sido melhor.O Brasil venceu pela primeira vez uma edição do evento, que entre outras coisas, contou com o terceiro melhor tempo do ano e um “recorde” no revezamento.A competição aconteceu no domingo, na cidade do Rio de Janeiro.  

Participaram do evento campeões olímpicos e mundiais de quatro países diferentes, sendo eles: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e Austrália. A competição funciona assim, são 16 atletas, um para cada estilo, sendo 4 nadadores por equipe. Acontece uma disputa entre os quatro nadadores e o último colocado não passa para a próxima fase até restar 2 finalistas.

O vencedor soma 3 pontos para seu país, o segundo colocado 2 pontos e o terceiro 1 ponto. A prova de revezamento dá ao vencedor 6 pontos, ao segundo 4 pontos e ao terceiro 2 pontos. As provas são em piscina olímpica de 50 metros.  

Nicholas Santos foi eleito o melhor atleta do Raia Rápida 2014, ele venceu os 50 metros borboleta com 22s97 e com isso assumiu a terceira colocação no ranking dos melhores tempos do ano. Em segundo ficou o americano Eugene Godsoe.

A Austrália, última campeã, veio com a equipe mais fraca que foi formada por Daniel Arnamnart, escorregou na saída do costas, (quatro colocado), James Stacey (quatro no nado peito), Kurt Herzog (quatro no nado livre) e Jayden Hadler (terceiro no nado borboleta). A equipe saiu do Raia Rápida em quatro lugar no geral.

A África do Sul, primeira vez participante do evento, conquistou três pontos com Gerhard Zandberg vencedor da prova individual dos 50m costas. Cameron Van der Burgh chegou atrás apenas de Felipe França no peito, Giulio Zorzi foi quarto no borboleta e Roland Schoeman segundo no nado livre.

Os Estados Unidos, ficaram em segundo na pontuação geral e tiveram em Anthony Ervin (campeão olímpico e mundial) seu melhor atleta. Ervin venceu a prova dos 50m livre depois de uma disputa emocionante com o sul-africano Roland Schoeman. Completaram a equipe David Plummer (terceiro no costas),Mike Alexandrov (terceiro no peito) e Eugene Godsoe (segundo no borboleta).

O time brasileiro vencedor desta edição, ganhou o revezamento 4×50 metros medley e obteve como resultados individuais: Matheus Santana (terceiro no livre), Guilherme Guido (segundo no costas), e as vitórias de Felipe França (peito) e Nicholas Santos (borboleta).

No revezamento 4×50 o tempo do Brasil superou o melhor tempo do mundo,que pertencia ao time da Austrália campeã do Raia Rápida 2013 (1min38seg23). Lembrando que a FINA não reconhece esse recorde. As parciais foram: Guilherme Guido com 25seg47, Felipe França 26seg76, Nicholas Santos 23seg37 e Matheus Santana 22seg00, somando o tempo de 1min37seg68. 

O evento teve cobertura da Rede Globo que passou a disputa no Esporte Espetacular (ao vivo). Os comentaristas foram o medalhista olímpico Gustavo Borges, a ex-nadadora Mariana Brochado e do ex- técnico de natação Alexandre Prussieldi.  

O Raia Rápida foi criado para divulgar a modalidade e tornar eventos desse tipo recorrentes na natação. Tecnologia, alta performance e uma organização impecável foram as marcas desta edição e que muitas outras surjam para que o nosso esporte cresça a cada dia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.