Matheus Gonche está na lista para a seletiva Olímpica de Natação

Shalon Photos

Atleta do SESI-SP disputa as provas de 100 e 200 m borboleta em busca do índice olímpico.

O atleta de natação Matheus Gonche – SESI SP, de 22 anos, está na lista de participantes que irão disputar vaga para o time brasileiro olímpico da modalidade.

A seletiva olímpica de natação, promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), acontecerá no Parque Aquático Maria Lenk no Rio de Janeiro entre os 19 e 24 de abril 2021. A competição definirá a equipe oficial de natação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

Por conta da pandemia do Covid-19, a CBDA optou pela participação de 120 nadadores na seletiva, que vão em busca do índice olímpico.

Enacampeão Brasileiro de categoria nos 200m borboleta, Matheus Gonche está focado na sua performance desde o início da temporada passada e precisou superar os efeitos da pandemia para treinar. “Com a evolução da pandemia, fui obrigado a deixar as piscinas por aproximadamente cinco meses, mantendo apenas a preparação física feita em casa por chamadas de vídeo. Em agosto, retornei ao treinamento na água. Precisei de algumas semanas de adaptação por ter ficado muito fora das piscinas, mas passei o período sem problemas. Em 2021, sofremos com a insegurança da possibilidade de pararmos novamente com os treinos e com a falta de competições. Até porque para competir bem é necessário treino”, explicou o atleta.

Mesmo com as adversidades da pandemia, o nadador pentacampeão brasileiro de categoria nos 100m borboleta mostra confiança para conseguir uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio no Japão. “Tenho boas expectativas para essa seletiva apesar de todos os problemas que tivemos. Eu busquei fazer o meu melhor junto com todos os atletas que passaram por dificuldades nesse período. Estou bem próximo do índice dos 100 m borboleta para a Olimpíada. Se eu conseguir fazer uma boa prova tenho grandes chances de ganhar a vaga”, afirmou o atleta de Resende (RJ).

O experiente treinador Fernando Vanzella explica os desafios na preparação do atleta e expectativas para o desempenho de Matheus Gonche na seletiva. “Depois de um ano turbulento por causa da pandemia estamos na preparação final para a seletiva Olímpica, mas foi bastante desafiador manter os treinamentos. Com o apoio do Sesi-SP conseguimos prosseguir os treinamentos e fazer um bom trabalho. Nesta temporada, fizemos dois Camp’s em Recife, com o apoio da Secretaria de Esportes de Pernambuco”, comentou Vanza.

“Na seletiva para a Olimpíada, o Matheus possui a possibilidade de fazer duas grandes provas que será o 100m e 200 m borboleta. Estamos na expectativa para o Matheus fazer bons tempos nas duas provas e conquistar os índices para participar dos Jogos Olímpicos”, finalizou o técnico.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.