Copa do Mundo de Águas Abertas 2014: Balanço final

Copa do Mundo de Águas Abertas 2014: Balanço final

Foram oito etapas e um ano que passou voando. A Copa do Mundo de águas abertas terminou este final de semana com a coroação dos brasileiros Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. Aos 25 anos, Allan do Carmo, já pode ser considerado um dos melhores atletas do mundo.

Campeão com uma rodada de antecipação o baiano conquistou a prata na última etapa em Hong Kong na China.O alemão Christian Reichert chegou na frente com o tempo de 1h56min12seg4, três centésimos depois Allan chegou. Completou o último pódio da temporada Andreas Waschburger (1h56min12seg9). Diogo Villarinho chegou em quatro com 1h56min14seg9.  

No feminino a última etapa foi vencida pela húngara Anna Olasz  (2h05min20seg7). As brasileiras Poliana Okimoto (2h05min20seg9) e Ana Marcela Cunha (2h05min22seg2) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A competição realizada pela FINA (Federação Internacional de Natação) desde 2007, já coroou os brasileiros Poliana Okimoto (2009), Ana Marcela Cunha (2010, 2012 e 2014) e agora Allan do Carmo (2014).   

Ana Marcela se tornou tricampeã com 149 pontos.Na temporada Ana conquistou oito medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze. Pela pontuação geral, Poliana Okimoto seria a segunda colocada com 92 pontos, porém, não cumpriu 70% do Circuito e não tem direito a premiação.

A brasileira nadou cinco provas, ganhou uma e foi prata nas outras quatro. Assim, a  americana Christine Jennings terminou com a segunda colocação (65 pontos) e a alemã Angela Maurer terminou em terceiro com 45 pontos. No masculino, Allan do Carmo conquistou o título inédito de campeão com 121 pontos.

Terminou a temporada com cinco medalhas, duas de ouro,duas de prata e uma de bronze. Em segundo ficou Thomas Lurz e Christian Reichert empatados com 88 pontos. Diogo Villarinho ficou em quarto lugar com 86 pontos no geral, e dois bronzes no currículo.

Na premiação da temporada o vencedor leva 20 mil dólares, o segundo 12 mil dólares, o terceiro 8 mil, o quarto 5 mil, o quinto 3 mil e o sexto colocado 2 mil dólares, valores esses muito inferiores a da Copa do Mundo de Natação, que premia o vencedor com 100 mil dólares. 

O Brasil termina essa Copa do Mundo com 20 medalhas, oito de ouro, sete de prata e cinco de bronze.O país subiu ao pódio em todas as etapas e já é o país a ser batido nas águas abertas. Agora o foco é no Mundial de Kazan e no Pan Americano que acontecem ano que vem. E que venham as Olimpíadas de 2016!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.