Conheça mais: Tales Cerdeira se prepara para a Rio 2016

Conheça mais: Tales Cerdeira se prepara para a Rio 2016

Tales Cerdeira é um dos 33 nadadores confirmados na Rio 2016. O peitista, nascido em 21 de janeiro de 1987, conquistou sua vaga nos 200 m peito, na última seletiva olímpica, realizada em abril no Estádio Aquático Olímpico da Barra. 

Carioca e com mais de 500 medalhas no currículo, Tales começou a nadar ainda bebê, por recomendação médica. Quando foi morar em Santos, o menino percebeu que faria da natação a sua profissão. O atleta já passou por clubes como o Tijuca Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros e Flamengo, atualmente, ele representa a Unisanta. 

O nadador possui entre seus principais resultados internacionais as vitórias no Mundial Militar de 2010 (50m peito,100m peito, 200m peito e o revezamento 4x100m medley), a vitória nos Jogos Mundiais Militares de 2011 (venceu as provas de 200 m peito e o 4x100m medley, além da prata nos 100 m peito), o segundo lugar na Copa do Mundo de natação de 2010 nos 200 m peito (2min05s61), e o bronze nos 100 m peito (58s52).Tales também participou dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara em 2011 (quinto lugar nos 200 m peito) e dos Jogos Olímpicos de Londres. 

Nos Jogos de Londres 2012, o atleta nadou a semifinal final olímpica dos 200 m peito em 2min09s77, terminando a prova na nona colocação, a uma posição da final olímpica. “Eu diria que fiz a prova perfeita, naquele momento. Eu vinha de uma lesão grave que me atrapalhou durante toda a preparação para Londres. Então, quase ter chegado a final da prova, foi realmente um resultado impressionante e que me deixou muito satisfeito”, comentou. 

O nadador, que não teve um ano tão bom em 2015, devido à mudança de técnico e de cidade, teve seu reencontro com as vitórias na segunda seletiva olímpica. 

No Troféu Maria Lenk 2016, ele completou as eliminatórias dos 200 m peito em 2min10s99, abaixo do índice olímpico, carimbando sua vaga para próxima edição dos Jogos. “Acredito que fiz o que precisava ser feito. Sabia que teria apenas uma chance para fazer o índice, por isso joguei todas as minhas fichas nas eliminatórias. Estava bem preparado fisicamente, mas existia uma preocupação em não conseguir corresponder na competição principal”, contou. 

A prova dos 200 metros peito tem evoluído em todo mundo, mas não no Brasil. Diferente de outras provas, como 50m livre, os 200m peito está longe de ter atletas brigando por vagas e por medalhas nos Jogos. Tales, entretanto, acredita em uma evolução maior, “tenho certeza que nos Jogos do Rio em agosto, colocaremos novamente o Brasil entre os grandes da prova”. 

Sua primeira experiência olímpica foi inesquecível, “representar o Brasil na maior competição do mundo é, realmente, emocionante”. Agora, em casa, Tales se prepara para seu melhor resultado. O atleta de 29 anos treina de segunda a sábado pela manhã, além de dobrar (dois treinos por dia) e fazer musculação durante três vezes na semana. “Tenho treinado e me dedicado muito, para alcançar um bom resultado”, ele ainda completa: “Acredito que a vibração da torcida brasileira vai ser o diferencial para o bom resultado dos atletas”. 

O nadador ainda deixa um clima misterioso no ar. Perguntado sobre o tempo que pretende fazer em agosto, o atleta responde que vai guardar para ele, pelo menos, por enquanto. As eliminatórias dos 200 metros peito, nas Olimpíadas, serão realizadas no dia 9 de agosto. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.