Natação como uma experiência física e espiritual

Natação como uma experiência física e espiritual

Por Giovana de Paula Negrinho

Ainda em 1999, trabalhando em uma Revista Universitária, eu tive meu primeiro contato com o nome “Samir Barel”, quando nem eu e nem ele, imaginávamos o quão grande seria o mundo da natação para ambos. Era a cobertura dos Jogos Regionais realizados em Mococa (SP) e ele foi um dos personagens de uma matéria da página esportiva, que falava sobre natação.

Samir, com 16 anos, havia conquistado a medalha de ouro nos 50 metros livres.O mundo girou, braçadas e mais braçadas depois, eis que a natação me fez reencontrá-lo. Eu, agora, uma jornalista um pouco mais experiente e nadadora amadora e ele, um dos principais embaixadores da maratona aquática no Brasil.

Para mim e para muitos nadadores, Samir Barel tornou-se uma grande referência na modalidade. Seu nome sempre ronda o topo dos pódios das principais maratonas aquáticas do Brasil e algumas das maiores travessias em águas abertas do mundo também foram concluídas por ele. Acompanhe à seguir, quais foram os fatores que influenciaram na construção dessa personalidade da natação brasileira.

Você sempre faz questão de frisar que não existem super-atletas, mas sim, pessoas dedicadas, disciplinadas e com objetivos bem definidos. Como a natação tem te ajudado se encontrar com o melhor de você mesmo? 

A natação sempre fez parte da minha vida e desde que conheci a maratona aquática aprendi a transferir o que aprendo dentro da água para a vida fora da água. Por este motivo acredito que por meio do esporte podemos melhorar a visão e a vida das pessoas que estão a nossa volta! A natação é uma experiência física e espiritual que nos leva à felicidade plena, dentro e fora da água!  

Como é a sua busca pelo equilíbrio? 

Para mim a busca do equilíbrio está no momento que nado. É dentro da água que consigo organizar minha rotina, meus pensamentos e sentimentos. A água e a natação possuem o poder de me acalmar.

Como você busca o comportamento ideal para um atleta que pretende se dedicar às maratonas aquáticas? 

O começo de tudo é a humildade e o respeito pela natureza. O segundo passo é o atleta ter confiança no trabalho que está sendo realizado, controlando sua ansiedade, seus medos, receios e inseguranças, sentimentos normais que jamais sairão de nossa mente, porém altamente controláveis. Essa é a diferença entre as pessoas que ficam no mesmo lugar e as pessoas que dão um passo à frente, seja na água ou na vida fora dela!

Certa vez você disse que “Mais forte do que um objetivo, é um propósito. Sonho e objetivo, com o planejamento, são totalmente possíveis”.  Foi este planejamento que fez com que você, em 2015, superasse um dos mais difíceis e prestigiados desafios da maratona aquática mundial: o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França? 

Este foi um dos desafios físicos mais difíceis que enfrentei, mas desde a primeira braçada eu sabia que todo treinamento dentro e fora da água tinha sido realizado corretamente, na época meu treinador foi o Igor de Souza, uma referência da maratona aquática como atleta e técnico. Além disso, sabia que aquele seria um momento crucial para mostrar às pessoas o meu propósito de que “Somos Todos Capazes” de vencer qualquer desafio, por mais difícil que pareça. Isso me fortaleceu em cada momento de dificuldade física e mental naquela travessia.

Qual é a sua ‘braçada perfeita’? 

Assim como na vida damos um passo por dia, na natação damos uma braçada por dia também, e ambos nunca acabam. A braçada perfeita é aquela que mostra que no mundo não estamos sozinhos, que ninguém passa despercebido pois alguém sempre estará olhando e nos usando como exemplo em algo que fazemos. A braçada perfeita é aquela que mostra e prova que “Somos Todos Capazes”.

“A natação como fator agregador de físico, alma e conquistas”, por Samir Barel”.

Apesar de parecer um esporte individual, a natação para mim sempre foi um meio de conhecer pessoas, unir famílias, compartilhar experiências (técnicas e de vida), ter oportunidades de trabalho, melhorar a saúde física e mental das pessoas, viajar o Brasil e o mundo e viver intensamente cada segundo de minha vida ao lado de pessoas que compartilham do mesmo gosto e dos mesmos valores. Enfim, natação é uma experiência física e espiritual que nos leva a felicidade plena dentro e fora da água!  

Perfil

– Nome completo:

Samir Botelho Barel

– Idade: 

34 anos

– Data e local de Nascimento: 

09/07/1983, São José dos Campos – SP

– Melhores marcas na carreira: 

Único brasileiro conquistador da Tríplice Coroa (Volta a Ilha de Manhattan – 45km (EUA), Canal da Catalina 33,5km (EUA) e Canal da Mancha 34km (Inglaterra até França); 10º colocado Grand Prix de Águas Abertas da FINA – Circuito Mundial de provas de longa distância (acima de 15km); Top10 nos 88km da Travessia Hernandarias-Paraná e nos 57km da Travessia Santa Fé-Coronda, ambas na Argentina.

– Principal objetivo a ser alcançado: 

Ajudar as pessoas à conquistarem seus objetivos dentro e fora da água, além de aprender com todos e ser um ser humano cada dia melhor para minha família e todos que estão a minha volta!

– O diferencial entre o esporte amador e o profissional: 

Acredito que ambos dependem um do outro. O profissional vive do esporte, serve como inspiração para todos nós, além de mostrar para o mundo a importância do esporte em nossas vidas. Já o amador sustenta e traz novos adeptos para as modalidades em geral, agregando valores e experiências que são compartilhadas entre amigos e familiares.

– Uma lembrança marcante: 

O sorriso de satisfação de cada atleta ao chegar de uma prova ou um desafio!

– Porque nadar é possível para todos: 

Porque se uma pessoa já fez, “TODOS” nós somos capazes de fazer ! 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.