Gabrielle Assis quebra recorde e mais seis índices são alcançados no 3º dia de Troféu Brasil

Os atletas Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Gabrielle Assis, Viviane Jungblut, Gabrielle Roncatto e Beatriz Dizotti alcançaram o tempo para o Mundial

Gabrielle Assis. Foto: Satiro Sodre/SSPress/CBDA

Mais um dia de Troféu Brasil chegou ao fim na noite desta quinta-feira (01) no Complexo Esportivo Santos Dumont em Recife, Pernambuco. Seis novas marcas foram obtidas para o Mundial de Desportos Aquáticos de Fukuoka no Japão. Ao todo, até agora, foram alcançados doze índices para o Mundial. A competição vai até sábado (03).

Um dos destaques do dia foi Gabrielle Assis do Flamengo que quebrou o recorde brasileiro dos 200m peito e conquistou o índice para seu primeiro Mundial. A nadadora venceu a prova com 2min25s31. A prata ficou com Bruna Leme (2min27s37) e o bronze com Pamela Alencar (2min32s27).

“Estou muito feliz com o trabalho que está sendo feito. Esse último ano teve troca de clube, técnico e treino, só tenho que agradecer ao Flamengo que acreditou nesse projeto. Esse resultado é a comprovação que, quando fazemos as coisas certas, tudo conspira ao nosso favor”, declarou a recordista brasileira.

Três das marcas para o Mundial foram obtidas na prova de 800m livre, a última noite, com Viviane Jungblut, Gabrielle Roncatto e Beatriz Dizotti nadando abaixo do tempo exigido da prova. Pela regra, apenas as duas primeiras colocadas vão ao Mundial.

Na prova, a melhor foi Viviane Jungblut do Grêmio Naútico União, a atleta nadou para 8m32s73 e foi a primeira classificada. Gabrielle Roncatto foi a segunda (8m35s38) e também assegurou sua vaga. Beatriz Dizotti foi terceira.

“Essa prova foi uma grata surpresa, porque eu estou focada nos 10 km e, aqui, eu queria classificar para os Jogos Pan-Americanos. Acabou dando o índice para o Mundial, então estou muito feliz”, comentou Vivi Jungblut.

Outras duas marcas saíram na prova dos 100m livre: Guilherme Caribé do Flamengo venceu a prova e nadou abaixo do índice com o tempo de 48s11. Marcelo Chierighini do Pinheiros também abaixo do índice ficou em segundo com 48s14. Os dois garantiram sua vaga. O bronze ficou com Victor Alcará do Pinheiros (48s56). Com a soma dos tempos dos nadadores, o revezamento 4x100m livre masculino não se classifica para o Mundial.

“Foi incrível nadar ao lado desses caras que são meus ídolos. Primeiro índice para o Mundial e o selinho dos 100m livres estará bem representado, em Fukuoka”, destacou Guilherme Caribé.

Na prova dos 200m peito masculino, sem índices, Raphael Rached do Clube Curitibano fez sua melhor marca pessoal e venceu com 2min13s23, a prata ficou com João Caballero do Corinthians (2min15s03) e o bronze ficou com Pedro Cristo do Minas TC (2min15s12).Nos 100m livre feminino a vitória foi de Stephanie Balduccini, atleta do Pinheiros. A nadadora conquistou o ouro com 54s61, apenas 39 centésimos acima do índice. A medalha de prata foi para Ana Vieira, também do Pinheiros, com 54s77 e o bronze para Gabriela Albiero do Minas TC com 54s93.

Nos 100m costas masculino, a vitória ficou com Guilherme Basseto, da Unisanta, com 54s31. Gabriel Fantoni do Minas TC foi o segundo (54s58) e Guilherme Guido do Pinheiros o terceiro (54s66). Na prova feminina, também sem índices, a vitória foi da argentina Andrea Berrino, do Pinheiros,com 1min01s97. A melhor brasileira foi Julia Goes do SESI-SP (1min02s42) em segundo e Maria Luiza Pessanha ficou em terceiro (1min02s68).

O Troféu Brasil será transmitido até sábado (03) com finais às 18h na TV fechada, pela BandSports e no streaming pelo Canal Olímpico do Brasil e pela CazéTV.  

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.