Favoritos avançam às semifinais Brasil Open de Polo Aquático no masculino

Semifinais da competição organizada pela PAB serão realizadas neste sábado (7) no Rio de Janeiro (RJ)

O Brasil Open 2022 de Polo Aquático, evento organizado pela Liga PAB, teve início nesta sexta-feira (6), com as partidas de quartas-de-final na piscina do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). As principais equipes da modalidade no país disputam a competição de tiro curto, que conheceu os duelos semifinais, tanto no masculino, quanto no feminino. A decisão da medalha de ouro será no domingo (8) e todos os jogos têm transmissão dos canais oficial da PAB. O Canal Olímpico transmite os jogos das semifinais e finais.

Entre os homens, o Esporte Clube Pinheiros, atual campeão do torneio, superou a ABDA por 7 a 4 e confirmou o prognóstico de um dos favoritos ao título do campeonato. Mas para levar a taça novamente para a capital paulista, os ‘pinheiristas’ enfrentarão na semifinal os donos da casa, o Flamengo, umas das equipes que mais se reforçou para o Brasil Open. Os rubro-negros  não deram chances ao Clube Paineiras Morumby vencendo por 16 a 5.

Na outra semifinal, o Fluminense F.C. fez o jogo mais acirrado da rodada, superando o Club Athletico Paulistano por  9 a 8. Os cariocas medem forças agora contra o Sesi-SP na decisão por uma vaga na final. A equipe de polo aquático da Vila Leopoldina entrou direto na semifinal por ter vencido a Liga Nacional no mês de abril.

No feminino, as meninas do E.C. Pinheiros tiveram uma agenda cheia com dois jogos no dia! Na estreia, as atuais campeãs do Brasil Open venceram por diferença de apenas dois gols a ABDA de Bauru (SP) e somaram pontos decisivos pela vaga na final. O placar de 9 a 7 refletiu um pouco do nervosismo da partida inicial. No fim da tarde, as comandas de Ives Alonso voltaram à piscina para duelar contra as donas da casa. No confronto, melhor para o Pinheiros que venceu a partida por 11 a 8 e garantiu a vaga na final.

O feminino tem apenas três equipes: Clube de Regatas do Flamengo, ABDA de Bauru e Esporte Clube Pinheiros. A competição feminina é dividida em um único grupo em que todas jogam contra todas. O melhor time da fase de classificação vai direto para a final, que acontece no próximo domingo (8) às 13h30. 

O campeonato, organizado pela Liga PAB – Polo Aquático Brasil, terá mais seis jogos neste sábado (7).

Só jogão no masculino 

O Brasil Open de Polo Aquático tradicionalmente é um evento que eleva o nível das equipes participantes por ser de tiro curto e por dar a chance dos clubes, com raras exceções de trazerem craques da modalidade, seja brasileiros que jogam em ligas europeias ou estrangeiros. Um dos exemplos é de Albert Español, vice-campeão mundial pela Espanha, reforço do C.R. Flamengo.

Os flamenguistas fizeram sua primeira partida no masculino contra o C. Paineiras Morumby e o talento de Albert Espanõl foi notado com quatro gols e muita experiência de atuação em equipes de Itália, França e Espanha. Superiores desde o primeiro quarto, a equipe carioca venceu a partida pelo placar de 16 a 5. O jogador de 36 anos foi medalhista do Mundial de 2009, além de atleta olímpico em Londres 2012 e Rio 2016 pela Espanha. 

“Começamos muito bem, desde o começo marcando gols e isso facilitou muito as coisas, amanhã acho que vai ser muito mais difícil mas estamos preparados, essa é a terceira vez que estou neste clube, estive em 2009, no ano passado e esse ano. No ano passado conseguimos ganhar o campeonato e esse ano espero que também, sei que esse ano está muito difícil mas vamos tentar, estou muito contente, me sinto em casa, me encanta o Brasil, me encanta o Rio de Janeiro, para mim estar aqui é sempre um prazer enorme”, comentou Albert Espanol.  

A competição nacional no masculino conta com sete times masculinos: ABDA, C.R do Flamengo, SESI SP, Fluminense, C. Paineiras, Paulistano e Esporte Clube Pinheiros e três femininos: SESI, ABDA e Pinheiros e será realizada até o próximo domingo (8).

O Esporte Clube Pinheiros fez a primeira partida do Campeonato no masculino e venceu a ABDA de Bauru pelo placar de 7 a 4. O último campeão do Brasil Open, realizado em 2020, se classificou para a primeira semifinal e vai enfrentar o time do Flamengo amanhã às 14h50. 

Ives González, cubano naturalizado brasileiro, é o técnico do time do Pinheiros feminino e jogador da mesma equipe masculina. “É importante vencer porque não temos muitas oportunidades, foi uma quarta de final e agora vamos nos preparar para jogar a semifinal. São meninos com bastante saúde, se movimentam muito. Vamos tentar administrar com a experiência que nós temos, estamos com dois jogadores a menos que não conseguiram vir por causa da troca de datas do campeonato, agora vamos nos preparar para semifinal”, comentou o capitão da equipe. 

“Minha função hoje no grupo é mais de ajudar e agregar do que ser protagonista, até pela minha idade. Estou no grupo para ajudar também os mais novos, estamos fazendo uma renovação no Pinheiros, vamos tentar dar resultados”, finalizou. 

A equipe do Sesi-SP, último campeão da Liga Nacional, já está nas semifinais e enfrenta o Fluminense às 13h30 deste sábado (7), valendo uma vaga na final. 

No jogo mais disputado do dia, o Fluminense enfrentou o Paulistano na partida decidida nos últimos minutos. No último quarto, o Fluminense conseguiu manter a vantagem de 1 gol e venceu a partida pelo placar de 9 a 8. 

Mais um estrangeiro contratado, o sérvio Uros Vasic fez quatro gols para o time do Fluminense. “Estou feliz em competir nesse torneio maravilhoso no Brasil, é minha segunda vez aqui, na última vez joguei pelo Tijuca, dessa vez estou jogando pelo Fluminense. Hoje foi um jogo muito difícil mas o que importa é que vencemos, amanhã é um dia muito importante pois vamos jogar a semifinal contra o SESI”.

Uros Vasic foi o artilheiro do Troféu Brasil do ano passado realizado também no Flamengo. Na ocasião, o jogador atuava pela equipe do Tijuca Tênis Clube e foi máximo goleador da competição com 19 gols marcados. 

Ainda neste sábado (7), pela disputa de 5º a 7º lugares, se enfrentam: ABDA x Paineiras às 10h20 e ABDA x Paulistano às 17h30. 

A Liga Nacional, que terminou no mês de abril, coroou o Sesi-SP no masculino e o Pinheiros no feminino. Já a última edição do Brasil Open foi realizada em 2020, na cidade de Bauru (SP), e terminou com o título do Esporte Clube Pinheiros no masculino e no feminino.

Pinheiros na final Feminina

O Esporte Clube Pinheiros, último campeão do Brasil Open em 2020 e campeão da Liga Nacional em abril deste ano, garantiu a vaga na final da competição ao vencer as duas partidas que disputou nesta sexta-feira (06). 

O time feminino do ECP está pronto para defender seus títulos em mais uma competição nacional. No primeiro jogo feminino do dia, o Esporte Clube Pinheiros venceu a ABDA pelo placar de 9 a 7.  

No último jogo do dia, o Pinheiros venceu o Flamengo mesmo com a torcida à favor para as donas da casa. O placar do jogo terminou em 11 a 8 para o Pinheiros. 

“Entramos com muito nervosismo no jogo mas depois começamos a nos soltar mais, foi uma vitória muito importante para chegarmos na final, essa é a segunda competição mais importante que a gente tem, já fomos campeãs da Liga duas semanas atrás, buscamos a vitória nessa também da melhor forma possível”.  

“É um torneio muito importante, com “gringas” indo para o Flamengo e vários times preparados para ganhar”, disse a capitã do Pinheiros, Thatiana Pregolini. 

Com o resultado, o Esporte Clube Pinheiros já está na final da competição, que será realizada no domingo (8) às 13h30. 

Com três equipes: Clube de Regatas do Flamengo, ABDA de Bauru e Esporte Clube Pinheiros, a competição feminina é dividida em um único grupo em que todas jogam contra todas. 

Flamengo e ABDA decidirão amanhã às 16h40 quem irá para a final com o time da capital de São Paulo. O Flamengo  enfrenta a ABDA também às 9h, pela última partida da fase de classificação. 

Jogos desta sexta-feira (06) 

ECP 7 X 4 ABDA – https://youtu.be/JVtZyM2S93M 

CRF 16 X 5 CPM –  https://youtu.be/U1RihWHS-x8 

CAP 8 X 9 FFC – https://youtu.be/N5zydJpF0rI 

Feminino

9 ECP X 7 ABDA – https://youtu.be/-QtlpIPsqlY 

CRF 8 X 11 ECP – https://youtu.be/SuiDA3Z5QdM 

O evento terá transmissão ao vivo de todos os jogos no Facebook e no Youtube da PAB: 

Facebook – https://fb.watch/97Z0X7dlNr/

Youtube  – https://www.youtube.com/channel/UCFz0pL4MkUdNGyGp1blcJnA 

O Canal Olímpico do Brasil transmitirá os jogos nas semifinais e finais, a partir deste sábado (07). Assista aqui: https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/ 

Veja a tabela de jogos e resultados completos no Leverade – https://leverade.com/pt/manager/470559/tournaments 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.