Swim Channel: Natação brasileira conquista 40 medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior

Disputas da natação terminaram ontem em Cali, na Colômbia, e Stephanie Balduccini foi o grande nome do evento

A seleção brasileira de natação conquistou 40 medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia. A competição, que contou com 25 nadadores brasileiros, terminou ontem com Stephanie Balduccini se tonando a principal medalhista do torneio até aqui, com sete ouros em sete provas.

Foram cinco dias de natação em que o time brasileiro conquistou 19 ouros, 15 pratas e seis bronzes, e ainda garantiu 12 vagas em provas individuais para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Nesta primeira edição do Pan Júnior os destaques individuais ficaram por conta de dois atletas olímpicos: Stephanie Balduccini, 17 anos, com sete ouros em sete provas disputadas e Breno Correia, que volta para casa com cinco ouros e uma prata.

Equipe de natação nos Jogos Pan-Americanos Júnior – Foto: William Lucas/COB

Stephanie teve 100% de aproveitamento na competição, ela foi ouro nos 50m e nos 100m livre, além de ouro nos outros cinco revezamentos. “Estou muito feliz e não esperava ganhar sete medalhas. Na verdade, estava até na dúvida se ia subir ao pódio ou pegar alguma final. Não é que eu estava preocupada, mas não sabia mesmo”, confessa a nadadora do Paineiras, principal medalhista de toda a competição até aqui.

“Espero estar daqui três anos em Paris-2024, com bastante bagagem e no auge da forma física, aos 25 anos. Mas é um dia de cada vez, prefiro não pensar agora em Jogos Olímpicos”, diz Breno, que foi porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos e ainda assumiu um papel de liderança na equipe. “Acho que por ser um dos mais velhos, você faz de tudo para ser exemplo, ser uma pessoa boa para o time e deixá-lo mais unido. Nos Jogos Olímpicos estava buscando aprendizados, aqui passo experiência”, completa.

Stephanie Balduccini – Foto: COB/Divulgação

Se fosse um país, a natação brasileira ocuparia no momento a quinta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de México, Colômbia, Estados Unidos e, é claro, do próprio Brasil. Até agora o país está na liderança do Pan Júnior com 34 ouros, 23 pratas e 33 bronzes. Clique aqui e veja todos os resultados da natação nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali.

Matheus Gonche, atleta apoiado pela Kpaloa, conquistou quatro medalhas na competição: duas em provas individuais e duas em revezamento. Gonche venceu os 200m borboleta e ficou em segundo lugar nos 100m borboleta, além de ter ajudado o time brasileiro a conquistar o ouro com o 4x100m medley misto e a prata com o 4x100m medley masculino.

“Fiquei muito feliz com a participação na competição e a conquista das duas medalhas individuais. A prova dos 200m gostaria de ter feito um tempo melhor, com certeza, mas fiz uma prova muito boa, muito consciente. Saio muito feliz com o resultado, com as medalhas e com a pré-convocação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago”, disse o nadador de 22 anos.

Breno Correia – Foto: COB/Divulgação

Veja as vagas conquistadas pela natação brasileira para Santiago-2023:

* Breno Correia nos 100m e 200m livre
* Stephanie Balduccini nos 50m e 100m livre
* Ana Carolina Vieira nos 200m livre
* Maria Paula Heitmann nos 400m livre
* Beatriz Dizotti nos 1500m livre
* Pedro Farias nos 1500m livre
* Victor Alcará nos 50m livre
* Clarissa Rodrigues nos 100m borboleta
* Kayky Mota nos 100m borboleta
* Matheus Gonche nos 200m borboleta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.