
O quinto dia de competições do mundial de desportes aquáticos da FINA em Barcelona veio bronzeado para o Brasil. Thiago Pereira com o tempo de 1min56s30 chegou na terceira colocação na prova dos 200m medley. O pódio foi quase o mesmo dos 400m medley em Londres, com Ryan Lochte (1min54s98) em primeiro e o japonês Kosuke Hagino em segundo apenas invertendo a ordem com Thiago. Essa foi a primeira medalha de mundial conquistada por Pereira que bateu na trave quatro vezes nos outros mundiais. Há exatamente 10 anos Thiago estava participando de seu primeiro Mundial e coincidentemente em Barcelona, talvez o destino esteja a favor do Mr. Pan.
Outro grande resultado do Brasil foi da nadadora Etiene Medeiros que na prova dos 50m costas ficou com o quarto lugar, conseguindo a melhor colocação feminina em um Mundial de natação . Com uma saída muito boa Etiene fechou a prova com o tempo de 27s83 deixando um pódio todo asiático: as chinesas Zhao Jing e Fu Yuanhui seguida da japonesa Aya Terakawa.
Marcelo Chierighini, que representou o Brasil na final nos 100m livre (prova em que o Cielo é recordista) chegou na sexta colocação (48s28) em sua primeira final de mundial. Com o tempo de 47s71 James Magnussen conquistou o bicampeonato. Amanhã César Cielo nada as eliminatórias da prova em que tenta o tricampeonato, os 50m livre ás 5h horário de Brasília .