A volta de Cesar Cielo nos 100m livre

Foto : Mike Lewis (Cielo antes da prova de 100m livre)
Foto : Mike Lewis (Cielo antes da prova de 100m livre)

Nosso único campeão olímpico nas piscinas, Cesar Cielo, teve seu primeiro desafio do ano realizado em Orlando, EUA. Foi o terceiro Grand Prix dessa temporada, que é realizado pelo USA Swimming Arena. O tricampeão mundial dos 50m livre, que está desde da virada do ano treinando em Phoenix (Arizona), com o técnico Scott Goodrich, nadou três provas, incluindo a então ”esquecida” prova dos 100m livre (da qual se sagrou campeão).

O ritmo de treinamento nesse começo de temporada é forte e uma competição para fazer uma pausa é muito bem vinda. No caso de Cielo, essa foi sua primeira competição da temporada. Na sexta nadou a final da prova em que é  três vezes campeão mundial (50m livre) e chegou em segundo, batendo atrás apenas do também brasileiro Bruno Fratus (22s00). Essa foi a terceira vez que Bruno ganha de Cielo nessa prova. Fratus parece estar seguindo os passos do campeão olímpico e está em Auburn treinando com o mesmo técnico que fez Cesar se sagrar campeão em 2008. 

Um dia depois do segundo lugar, Cielo retornou a nadar a prova dos 100m livre e ganhou com o tempo de 49s28 (sétimo melhor tempo do ano). Cielo não nadava a prova desde o sexto lugar em Londres 2012. Completaram o pódio Jimmy Feigen, de San Antonio, Texas (49s63) e Miguel Ortiz com o tempo de 50s33. “Foi uma prova difícil, para ser honesto, muito dura no fim, nos últimos 10 metros. Eu acho que não deveria ter respirado e ter antecipado um pouco a chegada.

Mas é para isso que serve o Grand Prix, para testar o que estou treinando. Vou trabalhar agora para o Troféu Maria Lenk e ver o quanto eu posso ser rápido lá”, disse Cielo. Além de Cielo outros brasileiros que treinam fora do país participaram da competição , que aconteceu entre os dias 13 e 15 de fevereiro , são eles: Bruno Fratus (ouro nos 50m livre),  Felipe Lima (prata nos 100m peito), Thiago Sickert, Luiz Pedro Pereira, Marco Hosfeld, Daniel Pereira, André Brasil, Fábio Guimarães, Arthur Peres Rodrigues, Melissa Marinheiro, Fernanda Delgado e Beatriz Travalon.

As primeiras competições do ano servem para testar o treinamento dos atletas e traçar os objetivos para o ano. Cesar Cielo já sabe os seus: primeiro semestre, piscina longa; segundo, piscina curta. E que continue a preparação para o Rio!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.