Despedida de Joanna Maranhão aconteceu nesta sexta

Agora é oficial. Joanna Maranhão se aposentou definitivamente. Nesta sexta (11), a agora ex-nadadora nadou  sua última competição, foi a 19ª edição do Torneio do Nordeste de Clubes de Infantil a Senior, em disputa pelo Troféu Sérgio Silva em Recife, Pernambuco. A pernambucana de 26 anos nadou 4 provas, 50 e 100 borboleta, 100 costas e 200 medley, e  claro, se emocionou.

A competição foi composta por 505 atletas de 40 clubes diferentes. A piscina do Sport Clube Recife ficou pequena para a festa, fãs, amigos, familiares, todos estavam lá para para ver os últimos momentos profissionais, desta, que foi uma de nossa maiores nadadoras. Joanna é responsável pelo melhor resultado da natação brasileira feminina em Jogos Olímpicos com o seu quinto lugar nos Jogos de Atenas 2004 nos 400 medley. Além de suas medalhas de prata e bronze nos jogos Pan-Americanos.

Joanna Maranhão é uma mulher vitoriosa e corajosa. Nunca teve medo de falar o que pensa e muito menos de fazer críticas sobre a organização e sobre o funcionamento da natação brasileira. Já criticou a CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos) e a falta de apoio à modalidade. Em 2008, relatou que aos nove anos foi molestada pelo seu treinador.

A repercussão foi grande, no ano seguinte, o Senado aprovou um projeto de lei que altera o Código Penal Brasileiro e que estabelece que os crimes de abuso sexual infantil só comece a ter o prazo de prescrição contado quando a vítima fizer 18 anos. Após 23 anos de carreira ela agora vai se dedicar a sua ONG; “Infância Livre”, que que tem como missão combater a pedofilia, através de ações de prevenção e suporte as crianças que são vítimas do abuso. Joanna foi uma nadadora excepcional, passou por muitos altos e baixos como todos atletas, mas manteve sua força e opinião forte sempre na ativa.

Seu legado é muito mais abrangente do que o que fez nas piscinas, sua alegria e busca pela vitória nunca serão esquecidos por nós, meros mortais. Valeu Jujuca! 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.